uol

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Vida organizada...

Como Organizar a Vida Familiar

                                                                                        
Organizar a vida da família nem sempre é fácil. Cuidar do trabalho, das compras da casa, dos filhos, do marido e ainda ter tempo para você mesma é uma tarefa árdua. Pode parecer impossível conciliar tudo isso e ainda fazer sobrar algumas horas para você descansar, mas isso é possível quando você consegue organizar a vida familiar e começar  a  fazer planos. O primeiro passo para você conseguir organizar a sua vida é fazer um pequeno planejamento para o ano inteiro, mas é claro que isso não significa que você precisa seguir aquilo a risca. É melhor você fazer isso logo no começo do ano, já que depois você estará com tantas coisas na cabeça que vai se esquecer.
Ao fazer o planejamento, procure sempre balancear os lados, ou seja nem tudo para a família, nem tudo para o trabalho; lembre-se de se incluir no planejamento. Defina em sua agenda  anual a época das férias do marido, suas férias no trabalho e as férias das crianças.Faça também um levantamento dos feriados prolongados onde possivelmente a família poderá viajar para descanso ou visitar parentes em outras cidades.
Depois disso, você passa a organizar alguns compromissos que geralmente são mensais como consultas médicas, consultas ao dentista, etc. Após organizar os compromissos mensais é chegada a hora onde você deve organizar a sua semana.
Isto inclui prever  compras ao super mercado, escolas das crianças, seu horário de trabalho, o horário de trabalho do marido. Este item lhe ajudará a delegar funções aos filhos mais velhos como arrumar os quartos, tirar o pó da casa, lavar a louça, etc.
Você pode colocar uma lista de prioridades no dia,  isso é uma boa dica para quem tem medo de esquecer alguma coisa, por isso mesmo, na noite anterior, marque tudo o que é primordial e importante.
A dica seguinte é bem simples, basta você se dedicar com a mesma intensidade na construção da agenda profissional na agenda pessoal também. É muito comum as pessoas priorizarem a vida profissional em detrimento da pessoa. E não se esqueça de incluir as pausas para o descanso; inclua uma manhã ou até mesmo um dia inteiro do final de semana para praticar o ócio; ou para dedicar-se à alguns cuidados de beleza.
Não adianta deixar de lado a vida pessoal, ela é um reflexo da sua vida profissional. Ou seja, não adianta se dedicar ao trabalho se estiver cansada com a cabeça em problemas e afazeres familiares; assim você não consegue se dedicar direito a nenhum dos dois.
Quando estiver em casa, se dedique a casa. Nada de tratar de assuntos profissionais no período de descanso. A hora do lazer é hora de ficar em casa e curtir a família. Por isso mesmo que é necessário planejamento para não deixar nada atrapalhar as tarefas e assim você poder desfrutar bem de todos os momentos.
Cuidar do orçamento também é importante, pois só sabendo dos seus gastos é que você pode elaborar e planejar algo mais avançado e caro. Não deixe de sair por causa da bagunça no orçamento.
Mas lembre-se, essa rotina não precisa ser seguida a risca; você pode sair do planejamento do dia caso algo não esteja indo bem ou alguma tarefa não esteja mais sendo executada. Seja flexível e saiba usar o seu tempo extra. Com essas pequenas dicas, você mesma vai acabar encontrando um método próprio de organizar a vida familiar para que tudo saia como você deseja e você possa conviver em harmonia com sua família e com o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário