uol

sábado, 27 de agosto de 2011

Férias em Salvador

A mistura de raças, culturas e credos, que recebeu doses generosas de alegria e sincretismo, conferiu a Salvador um astral único e arretado que atrai brasileiros e estrangeiros o ano inteiro. É no verão, entretanto, que a capital baiana ganha ainda mais brilho, com as festas populares que arrastam multidões atrás de imagens religiosas e, claro, dos trios elétricos.

 Primeira capital do Brasil, Salvador reúne o presente e o passado em perfeita harmonia e, levando-se em conta a topografia da cidade - dividida em Alta e Baixa – fica fácil mapeá-la e vislumbrar os atrativos escancarados em cada esquina. É na parte alta que fica o colorido Pelourinho, bairro histórico e tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Em suas ruas e vielas estão centenas de casarões dos séculos 17 e 18 que abrigam de museus a terreiros de candomblé, além de templos católicos que atraem estudiosos do mundo todo – é o caso da igreja de São Francisco, considerada a obra barroca mais rica do país.                                            
         Para chegar à parte baixa de cidade é preciso entrar, literalmente, em um dos cartões-postais de Salvador:   Elevador Lacerda, que faz a ligação entre os dois pontos. Uma vez à beira-mar, explorar as praias é fundamental.
 Entre as urbanas, Pontal 
da Barra é a mais democrática e movimentada. 
Afastadas do Centro, Itapuã, Stella Maris e Flamengo têm águas limpas e ambientes tranquilos. No meio do caminho, o bairro do Rio Vermelho reúne os boêmios e os fãs dos mais famosos acarajés de Salvador, preparados pelas baianas Dinha e Regina. No quesito gastronomia, aliás, as ofertas vão muito além do bolinho recheado com vatapá e camarão seco. As receitas típicas, que mesclam com perfeição ingredientes indígenas, africanos e portugueses, levam à mesa delícias como bobó, moqueca e caruru, sempre perfumados pelo azeite-de-dendê.

Praia do Forte

Praia do Forte há muitos anos não é mais apenas uma vila de pescadores. Mas mesmo assim não perdeu o seu charme de vila, tanto que foi apelidada de "Polinésia brasileira". Situada a 70 km de Salvador, o local possui 12 km de praias e diversas opções de lazer. O nosso passeio começa no Projeto Tamar – centro de proteção e preservação das tartarugas marinhas. Em seguida passearemos pela vilas de Pescadores da Praia do Forte. E por fim, fomos a Guarajuba para um delicioso banho de mar em águas quentes.


Essa é nossa praia !!!         




Um comentário:

  1. Olá amigo, passei aqui pra elogiar a sua postagem e convida-lo a participar do meu site de AutoSurf, cadastre-se gratis e receba 1000 créditos para começar a receber visitas.

    http://www.autosurfpower.com/

    ResponderExcluir