uol

domingo, 26 de fevereiro de 2012

O verão merece cuidados...

Cuidados com a pele após o Sol

Passar o verão sem tomar sol não tem a menor graça. O problema é que, na pressa de pegar um bronzeado, muita gente acaba exagerando na exposição. E a pele sofre: descasca, resseca, perde o brilho, arde… Porém, felizmente é possível aliviar o desconforto.
Cuidados com a pele Pós-solO bronzeado é uma resposta do corpo à exposição solar, e quando ele acontece aos poucos e com o uso de proteção, não há problema. Mas quando a  pele fica vermelha é sinal de agressão. Normalmente, as pessoas ficam inchadas e a pele arde. Os riscos de câncer de pele também aumentam quando não há proteção.
O cuidado no banho também é importante! A ação do sol tende a ressecar a pele; por isso é importante garantir a hidratação já no banho, com o uso de sabonetes glicerinados.
Hidratantes pós-sol para a pele (na forma de loção, gel ou gel creme) hidratam a pele e suavizam inflamações causadas por queimaduras do sol.
Os cremes pós-sol geralmente contém ingredientes naturais como Aloe Vera (suaviza inflamações e irritações e nutre a pele) e camomila (rica em azuleno, calmante natural que suaviza o vermelhão da pele). Eles ajudam a suavizar a pele queimada pelo sol, garantindo a saúde e o bronzeado da pele, sem descascar. Também diminuem a inflamação causada pelos raios ultravioletas.
Você pode também usar hidratantes comuns após pegar sol, mas prefira os produtos específicos se você abusar um pouco e ficar com a pele vermelha ou em caso de queimadura solar.

Hidratantes Pós-sol

Quanto mais intensa a hidratação da pele após a exposição solar, mais uniforme, duradouro e bonito será o bronzeado, pois a hidratação promove a renovação celular e impede a descamação que ocorre por conta do ressecamento.  No entanto, não existe ativos que prolonguem o bronzeado. Algumas marcas utilizam proteínas, vitamina E e B5, além de óleos, com esse objetivo — mas não há comprovação científica a respeito. O que talvez possa acontecer é que por conta do aumento da função de barreira cutânea haja menos perda de água e, assim, uma duração maior do bronzeado.
Os cosméticos pós-sol normalmente contêm substâncias que acalmam a pele, como camomila, azuleno, Aloe Vera e calamina, e possuem ainda ativos anti-inflamatórios, como alfa bisabolol e nicotinamida. Borrifar água termal na região fragilizada e fazer compressas de chá de camomila gelado também acalmam e funcionam como ativos anti-inflamatórios.

Como usar o protetor solar para o corpo?

Proteção solar para o corpo
Quando se trata de sol, devemos cuidar do nosso corpo com atenção rebodrada. Uma das melhores formas de proteção é evitar a exposição solar das 10 às 15 horas. É nesse período que o índice de UVA, raio ultravioleta que causa envelhecimento precoce e manchas na pele, é maior. Entretanto, se você ficar exposta nesse horário, use protetor solar com um fator bem alto. Fora desse horário você também deve se proteger com filtro solar, inclusive em dias nublados.
Use pelo menos um fator 25 no corpo: é o mínimo para garantir proteção eficaz. O rosto, por ser mais sensível, precisa de maior atenção. Na praia ou piscina, reaplique o filtro solar a cada 2 horas — principalmente depois de entrar na água ou transpirar demais. Nesse caso, não esqueça de secar a pele antes de aplicar o filtro. Essa reaplicação é necessária mesmo que o produto seja resistente à água.
Para manter a pele bonita por mais tempo, invista na hidratação pós-sol. Ela é fundamental para um bronzeado duradouro e evita a descamação da pele.

Qual a quantidade ideal de protetor para passar no rosto e no corpo?

Para ter a proteção real que a embalagem do produto promete, é preciso utilizar o volume correto no corpo. A quantidade ideal de protetor solar a ser utilizada, estabelecida pelo Food and Drug Administration (FDA), é de 2 miligramas de protetor por centímetro quadrado, o que equivale às seguintes medidas:
  • Rosto e pescoço: 1 colher de chá
  • Tronco: 1 colher de sopa para a parte da frente, e outra para a parte traseira
  • Braços: 1 colher de sopa para ambos
  • Pernas: 1 colher de sopa para ambas
Essas medidas são válidas para um adulto em torno de 1,70m, com peso de 60 a 70 quilos.
Para não errar, leve sempre em consideração o seu tom de pele. Pessoas muito claras devem usar fatores mais altos. Já aqueles que possuem peles mais escuras, podem utilizar fatores mais baixos. O fator de proteção varia conforme o tom de pele e o tempo de exposição ao sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário