uol

terça-feira, 9 de abril de 2013

Consumo sustentável em nossas vidas


  

  Boas práticas para 
o nosso consumo


 A imensidão do Brasil fez, e ainda faz, muita gente pensar que todos os recursos naturais do nosso País são inesgotáveis. Engano, um grande engano. Se não abrirmos os olhos e ficarmos bem atentos as nossas atitudes, poderemos sofrer graves prejuízos e ainda comprometer a sobrevivência das gerações futuras. Consumo Sustentável quer dizer saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. Ou seja, vale aquele velho jargão popular :  Saber usar para nunca faltar. E isso não exige um grande esforço, somente mais atenção com o que está ao nosso redor.

Água  

Hoje, metade da população mundial enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram. Dá para viver sem água? Não dá. Então, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso. A água deve ser usada com responsabilidade e parcimônia.


Energia Elétrica

O consumo de energia elétrica aumenta a cada ano no Brasil. Em breve, estaremos importando energia elétrica de países vizinhos. Economizar energia, além de fazer bem ao bolso, também contribui para o adiamento da construção de novas hidrelétricas, que causam grandes impactos ambientais ou para diminuição da exploração de recursos naturais não renováveis como o petróleo. Percebe como podemos ajudar?

Lixo

Enquanto a água pode nos faltar, o lixo sobra. É lixo demais e ele sempre aumenta. Aumenta tanto que nem sabemos onde colocá-lo. Essa dificuldade é maior quando associada aos custos para se criar aterros sanitários. A situação torna-se pior quando constatamos que na maioria das cidades brasileiras o lixo é despejado em terrenos baldios ou nos "famosos" e inadequados lixões. Precisamos estimular o uso de métodos de tratamento como a 
compostagem e reciclagem.


Preservação de Recursos Naturais


Algumas dicas de como podemos ajudar a preservar 
os recursos naturais e economizar dinheiro:




No Banheiro: O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia. O ideal é evitar seu uso em horários de maior consumo
 (de pico): entre 18h e 19h30min e horário de
 verão entre 19h e 20h30min.
Quando o tempo não estiver frio, deixe a chave de temperatura 
na posição menos quente (morno).
Jamais escove os dentes ou faça a barba com a torneira aberta.

Na cozinha: Ao lavar a louça, use uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem. Isso ajuda a soltar a sujeira, depois use água corrente para enxaguar.
Se usar a máquina de lavar louça, ligue-a somente quando 
estiver com toda sua capacidade preenchida.

Na lavanderia: Deixar as roupas de molho por algum tempo antes de lavar também ajuda. Ao esfregar a roupa com sabão use um balde com
 água que pode ser a mesma do molho e mantenha a torneira do tanque fechada. Água corrente somente no enxágue!
Se tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima e tome cuidado com o excesso de sabão para evitar um número maior de enxágues.
Evite utilizar o ferro elétrico quando vários aparelhos estiverem ligados 
na casa para evitar que a rede elétrica fique sobrecarregada.

Vazamentos: Os vazamentos podem ser evidentes como uma torneira pingando ou escondidos, no caso de canos furados ou de vaso sanitário.
Para esse último, verifique o vazamento jogando cinzas no fundo da 
privada e observe por alguns minutos. Se houver movimentação da 
cinza ou se ela sumir, há vazamento.


PRATIQUE ESSA IDÉIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário